segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O mito de Prometeu

Observe esta imagem
Ele está assim por que quer, concorda?
Assim é o mito de Prometeu.
Sábio, brincalhão, irmão de Epimeteu. Ambos foram escolhidos por Zeus para co-criarem seres na terra.
Há muitas versões sobre este Mito. Ésquilo, Platão e Hesíodo são os mais conhecidos. Prometeu é um titã, irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio.
Epimeteu é seu irmão gemeo. Prometeu - o que vê antes e Epimeteu - o que vê depois.
Por saber das coisas, ter a premonição, ele tinha a liberdade de brincar e escolher. E assim fazia com Zeus e sua turma.
Seu irmão ficou encarregado de co-criar os animais, a natureza na Terra e ele de cuidar da humanidade. Encantado com a criação Prometeu passava bastante tempo por aqui passando seus conhecimentos até que percebeu a necessidade de trazer o fogo para que os humanos sobrevivessem, crescessem e conquistassem. Fogo aqui pode-se pensar em conhecimento, sabedoria, lucidez.
Zeus havia proibido que se trouxesse o fogo para cá. Mas quem proibe algo à Prometeu? E assim foi, ele nos trouxe o fogo e desta maneira desafiou os deuses dizendo, façam o que fizerem - Eu hei de viver! - Afinal ele é um imortal. Continuando a fazer suas brincadeiras com Zeus, ele matou um boi dividiu em duas partes e numa ele colocou gorduras, peles, ossos e na outra (que ficara menor) ele colocou as partes nobres e levou as duas partes embrulhadas para o jantar. Zeus fez questão de escolher a maior parte para ele cedendo a menor para que fosse dividida para os outros. Quando ele se deu conta da peça que Prometeu havia lhe pregado resolveu então condená-lo, havia sido a gota 'agua.

Prometeu ficou acorrentado no Monte Caucaso tendo seu figado comido todos os dias pela águia e sendo regenerado, afinal ele era imortal. Por ter conhecimento do futuro ele sabia que um dia alguém o tiraria desta condição.
E assim depois de um longo tempo Zeus permitiu a Heracles resgatar Prometeu que matou a águia devoradora. Segundo algumas versões, Quiron fica no lugar de Prometeu pois ele já estava ferido e vai morrer. Desta forma nasce o mito do curador ferido - Quiron!

Quantos de nós estamos neste momento nos sentindo inertes, sacrificados, sem saber o que fazer?
Assumir a dor é poder curá-la. É ter consciencia do que se faz para tornar a atividade mais leve.
Eu posso sorrir da minha ferida sabendo que com o tempo ela irá se curar. Alguém vai chegar. Alguma idéia vai surgir. Mas isso acontece quando eu corrijo a minha posição, coloco meus pés na terra e assumo a responsabilidade do que fiz.
Não existe nenhuma situação que seja obrigatória. Aceitar um momento de introspecção não precisa ser um sacrificio - mas pode se transformar num sacro - oficio. e entender este processo como algo maior nos ajudará a desfazer nosso ego e entender coisas maiores que estão disponiveis para o nosso conhecimento interno. Viver o processo dói, entregamos o figado para nos livrarmos das amarguras e nos refazermos com docura, entendimento, proposito e força.


"Ninguém é uma ilha. Somos todos parte de uma única força vital, parte de uma única existencia oceânica. A possibilidade do amor aparece basicamente porque nas profundidades de nossas áreas somos um só. Se não o fossemos, não haveria a possibilidade do amor" Osho

Eu me entrego por amor e sei que é um processo e o vivo e daí posso me libertar dos grilhões, das crenças, da ilusão.
Eu sou o que crio e me entrego ao fluxo para que a minha criação ganhe vida e cresca e se liberte também.

bjs;

Patty

Nenhum comentário:

Postar um comentário