segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como e por que olhar dentro de mim?

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo." Oráculo de Delfos

Olhar para dentro de si é questionar-se, refletir sobre todas as coisas. Onde estou, quem sou e como estou agindo ou agiria?
Conhecer a si mesmo é o início para poder entender o mundo. Não há relação sem fio condutor. Sem se conhecer você permanecerá à margem de tudo.
Voltar para dentro de si nao é uma tarefa fácil.
Podemos escolher ser passageiros da vida, sentar na janelinha e olhar os outros em busca de defeitos. Uma posição bem comoda para quem não sabe nada de si.
Nesse sentido a maturidade não tem a ver com a simples passagem do tempo, mas sim com um esforço real e intencionado da pessoa em conquista-las a partir do que lhe acontece.
Portanto, eu só posso falar daquilo que sei de verdade, através da minha experiencia. Ao nos conhecermos descobrimos também que cada um tem um jeito e todos eles são bons e certos de acordo com o seu processo.
Esta busca do autoconhecimento traz ao consciente os valores e necessidades que temos, nossa missão e visão de mundo, nossos limites e padrões emocionais.
Se você não sabe quem é, você quer ser tudo. Vira um mero imitador, plagiando o que os outros fazem, entrando e saindo de circulos para  se sentir pertencente a algo mas fica impossibilitado de andar com suas proprias pernas e fazer suas escolhas. Tudo perde rapidamente o interesse porque não foi uma escolha sua, não foi seu caminho.
Sem saber minimamente quem se é e onde se está,  fica dificil saber o que fazer, como fazer e qual o resultado que se quer obter.
Olhar para dentro se pede coragem e sinceridade, pois há muita coisa para se trabalhar e melhorar.
Há muitas qualidades que devem ser expressas e utilizadas com mais frequencia.
O trabalho de autoconhecimento é acalmar a agitação mental e desvendar os véus que cobrem o seu verdadeiro poder natural permitindo assim que seus talentos sejam expressos no mundo.
Gosto muito do processo de interiorizar-se. Ficar sozinho. Precisamos dar um tempo para respirar, dar espaço para o conhecimento, o contato, a persona. É neste instante, que pode ser meditativo que conseguimos estabelecer esta conexão.
"Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espirito só podem ser encontradas dentro dele mesmo e não a partir do outro. Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto as diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um." Flavio Gikovate

Interessante, pois o caminho do labirinto cabe apenas um, é sozinho que se caminha para o centro do coração, percorrendo as ondas cerebrais.


Descomplique o caminho.

Este video é uma animação bacana que explica os chakras como um caminho de conhecimento, aproveite!


bjs;

Patty

2 comentários: