domingo, 15 de junho de 2014

O Criativo

Falar em criação para mim é sempre uma motivação.
Mas criar é fazer o quê? Qual o processo interno que explode e faz com que a curiosidade desperte e você tenha vontade de experimentar várias maneiras diferentes de algo que não sabe exatamente o que é.
O que significa realmente tirar do nada, do vazio, do mistério?
Todos tem comportamentos criativos, mas não sabem , porque não entendem o que é ser criativo. Isso porque esperamos sempre mais de nós mesmos, julgamos nossos pensamentos e aquilo que não é "adequado" para a sociedade, familia e amigos é rapidamente descartado.
Se você for capaz de avaliar a sua idéia sem pré-conceito poderá entrar num processo criativo capaz de mudar sua vida, é assim que entramos na Jornada do Herói. Sempre tem algo a ser desvendado, aprendido, testado e assim começamos o percurso encontrando um mestre (livro, curso, amigo, mentor) que irá lhe ajudar a adquirir mais conhecimento.
Mas o ingrediente fundamental nesse processo é a capacidade de acreditar em si e a persistencia para fazer com tal fé que fará seu sonho se tornar realidade.
Os criativos quebram paradigmas, frustram os pessimistas e surpreendem os otimistas.

Não tenha receio de investigar suas sensações, desenhar, pintar, ler, olhar e se aquietar na lua vazia esperando que no silencio e no ócio alguma coisa se faça. ~E como pedir pistas ao destino, ao mestre invisível.

Todas as Oficinas que coordeno servem para resgatar essa força, a confiança e o despertar do talento.
Meu trabalho está muito ligado à memoria, à ancestralidade, ao resgate do que já fomos, mas também na criação de um novo jeito de entender o mundo e da possibilidade das paradas, dos momentos do não fazer e da curiosidade de saber de si ou apenas de estar em si.Quem sou eu, não é uma pergunta protocolar, mas sim uma busca interna, quem é esse Ser que quer exprimir, experimentar.
Viver é experimentar.


Se em cada trabalho for possível despertar o pensamento e a curiosidade em alguém eu terei cumprido mais uma etapa da minha caminhada.

As mudanças se fazem de novos pensamentos, dos insights.


Não vamos confundir pensamento com memória (memória é outra história).






"Viver não é necessário, o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida, nem em gozá-la penso.
Só quero torna-la grande, ainda que para isso tenha de ser o
meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo."

Fernando Pessoa





Muito bom quando começamos a integrar a criatividade à um planejamento e o que era apenas uma vontade passa a ser um sonho vivido.

Compartilho um video lindo da artista Miwa Matreyek que agrega performance à pintura, recortes...muito lindo.

Aproveitem;





Nenhum comentário:

Postar um comentário