segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Conhecemos ou Sentimos?


 "Não existe nada na mente que já não tenha passado pelos sentidos."
John Locke

Sentir é a nossa primeira ação.
Quando nascemos já temos essa impressão. E com o passar dos anos vamos aprendendo como isto funciona e aprendemos tambem a "manipular" através daquilo que aprendemos na infancia.
Citando Aristoteles "toda ação deve-se a uma ou outra das sete causas: acaso, natureza, compulsão, hábito, raciocínio, ira ou apetite."
E ao crescermos vamos escolhendo como agir dentro das causas. A atitude escolhida é aquela que funcionou, deu certo em algum momento, e assim vai se fazendo a personalidade.
Os aprendizados se dão através da observação, dos exemplos, das escolhas e também das respostas que obtemos diante das nossas ações.
Conforme determinadas atitudes vão funcionando num determinado grupo elas se transformam em padrão comportamental e começam a se difundir, a procriar, formando uma rede que pode ser corrente do bem ou do mau. O que é bem e o que é mau?
A nossa relação com o vizinho é bacana? Animais, são permitidos no seu prédio? Voce é uma pessoa boa? Respeita o seu planeta, sua familia, seus amigos e os desconhecidos também?
Particularmente tem uma pergunta que eu adoro: qual o nome do porteiro do seu prédio? Do faxineiro? Das pessoas que cuidam do seu bem estar? Como é seu relacionamento com o mundo que te cerca, te facilita, te favorece?
Quando temos uma ação amistosa ao nosso redor e temos um sorriso simpatico no rosto estamos conscientes sim de onde estamos, com quem estamos e o melhor a ser feito e aí sim começamos a transformar as energias, o planeta e o próximo. Passamos a refletir beleza e a expandir positividade, esperança, transformação...e leveza.
Ao se falar de Ecologia e Sustentabilidade nos deparamos sempre em como atingir a maioria da população e transformar o bem em relação à Terra numa atitude natural.
Viemos de uma história de ocupação, de obtenção de riquezas às custas do planeta. Uma exploração desenfreada dos recursos naturais para ganho de poder e luxo. Diante desta "soberania",  a natureza e o povo que vivia dela foi sendo extinguido. Retornar ao fluxo natural é uma quebra de padrão, uma mudança primordial e isto pode ser entendido melhor através do reconhecimento de si.
Trabalhar com a arte, criando com elementos naturais em ambientes agradáveis onde se reconhece o bem estar vindo da natureza traz este re-conhecimento alimentando o desejo da re-conexão.
Plantas, terra, argila, sementes, cores, lembranças, sons podem nos remeter ao passado, a um tempo onde viviamos em comunidades.
O humano já foi conquistador, agora pode ser agregador.
E isto se faz individualmente, mudando a própria energia para assim contaminar a energia vizinha e expandir, expandir, expandir. Genes do bem.
Nas oficinas criativas trabalhamos os conceitos pessoais trazidos do nosso inconsciente. Isto vai limpando também o Inconsciente Coletivo à medida em que nos reconhecemos e mudamos esta atitude. Você muda sua vila e uma outra começa a mudar também.
Do centro para a margem, no movimento mandálico, ampliando e fazendo bonito.

"O pensamento pelo futuro tem que ser leal à natureza."
Arne Naess (1912-2009)

bjs;

Patty

Nenhum comentário:

Postar um comentário