quarta-feira, 2 de abril de 2014

Oficinas Criativas como processo de Autoconhecimento

Oficinas Criativas é um método de desenvolvimento pessoal que une diversas ferramentas na intenção de despertar um caminho de comunicação entre seus mundos internos;  inconsciente - subconsciente - consciente.
Muitas vezes somos pegos pela rotina e começamos a rodar em círculos ou nos perder em labirintos sem encontrar o fio condutor que nos levará - ou a matar o "Minotauro" ou a retornar ao início da jornada para começar diferente. Isso também é possível.
O destino está nos oferecendo constantemente folhas em branco, nós é que habituados e treinados a...achamos que o livro não pode mudar de rumo. PODE SIM!

Pinturas
Argila
Aquarela
Gesso
Colagem
Textos
Dança
Música
Rituais

Estas são algumas ferramentas usadas nos trabalhos. E depois, tanto no compartilhamento em grupo como nas anotações particulares é que surgem os insights, as percepções.
O trabalho de Desenvolvimento Pessoal se dá quando estamos verdadeiramente dispostos a entrar na Caverna e não é tarefa fácil entender que somos responsáveis por todos os ossos, esqueletos e histórias que estão lá dentro.

Tenho um exemplo interessante para mostrar, de uma Mulher que em seis meses passou por várias fases de despertar e isso foi registrado pelas aquarelas.
Apesar de ela perceber suas mudanças não tinha percebido que tinha ido tão a fundo quando olhou suas pinturas.






Na aquarela soltamos as nossas emoções através das cores e nuances que são pinceladas. Molhamos o quanto possível para chegar à transparencia, mas as vezes a emoção e o controle não permitem, então deixamos que a tinta fique quase um guache, grossa e controlável. Várias técnicas podem ser feitas na leitura da obra, a que me chama mais atenção é na mistura das cores - quando se insere tantas que vira um marrom sem tom. Ou quando as cores não se misturam. Ou quando tudo fica pastel e na transparencia começam  a surgir imagens como que desenhadas pelo invisível - pura magia e cura.

Como Jung fazia nas mandalas usamos as técnicas como espelho mas também como chuveiro. Cada vez que temos a oportunidade de trazer um conhecimento à consciencia limpamos qualquer resquicio de mágoa, rancor e raiva e trazemos para a compreensão do processo humano as suas imperfeições e limites. Isso é auto-conhecer. É assim que começamos a perdoar a minha história, as escolhas e o desconhecimento.

Nós acompanhamos e apoiamos o processo durante os trabalhos. As Oficinas Criativas estão sempre em parceria com algum projeto como:

MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS
CIRCULO DO YIN
MANDALAS E OS ELEMENTOS
OFICINA FILTRO DOS SONHOS
CONTOS DE TRADIÇÃO ORAL PARA ADULTOS
PROGRAMA CRIATIVO PARA EMPRESAS

Como se diz: nós damos a isca, mas quem pesca o peixe é você!






Um comentário:

  1. 100 % perfeito ! Um trabalho profundo mas com a leveza da alma que busca um caminhar em paz, aceitando seus defeitos e curando-os com um olhar poético.Gratidão, Lilia*

    ResponderExcluir