segunda-feira, 28 de maio de 2012

O hormonio do Amor

Vejo revistas. Recorto fotos, frases para fazer mandalas nas vivencias que coordeno. E sempre neste exercício sou levada a ler algumas matérias antigas.
Me chamou a atenção um que se falava da OCITOCINA.
Ocitocina é um hormonio que é liberado em mães lactentes quando através do toque da criança ele dispara e traz a sensação de pertencimento, paixão e amor por aquele ser (filho).
Em outras pesquisas o neuroeconomista Paul Zak descobriu que a ocitocina se manifesta em relações de confiança. Ele fez testes envolvendo transferencias de dinheiro, casamentos e até saltos de paraqueda, descobrindo que quanto maior a confiança, mais ocitocina. Ela é liberada quando nos sentimos bem, quando nos sentimos pertencentes a algo maior.
No final da palestra ele sugere abraços. OITO ABRAÇOS POR DIA, especificamente.

Muito se fala e se experimenta em relação aos abraços. Existe até um movimento chamado HUG's FREE.
Mas gostaria de ir um pouco mais além na questão do pertencimento.
A vida é um testemunho. Buscamos testemunhar, alguém que nos ouça para efetivar o que foi feito, o que aconteceu.
Quando você tem alguém para contar o seu dia ele se concretiza para o outro como se a história ganhasse uma dimensão existencial, que não pertenceu apenas a você...mas que esta emoção e vivencia foi adiante. Existirá para sempre, porque alguém testemunhou o seu dia, o seu momento importante.
Esta dinamica traz a cumplicidade, o pertencimento, a confiança...o afeto. Alguém sabe de mim.
Talvez por essa razão o divã traga bons resultados quando se estabelece o contato amistoso, compassivo. Estou contigo, entendo o que está a dizer. Compartilho este sentimento.
Abraçar é muito bom, mas não deveria ser apenas uma saudação como fazemos por aqui. Aqui todo mundo beija e se abraça...é um olá - mas o abraço...timo com timo é que produz a OCITOCINA! O sentimento, o hormonio, o bem estar não se engana. Sabemos exatamente como o é.
Se for de verdade é muito bom!!!
De verdade tudo é bom!

Se alguém quiser ver a palestra do Dr.Zak: http://bit.ly/tpiAvx


Um comentário:

  1. Oi Pat, que delícia ler este texto !!! O valor das relações humanas é muito maior do que a maioria de nós supõe... bjs

    ResponderExcluir